segunda-feira, dezembro 20, 2010

4º Domingo do Advento









Pergaminho/Convite – Está próximo o Natal! O nosso coração alegra-se e prepara-se para receber o Deus Menino, que vem! Aqui fica o convite para todos, que saibamos acolher o Menino Jesus no nosso coração!


Presépios - Estes são os presépios dos grupos de catequese. A sua reflexão semanal, que nos vai preparando para celebrar o Nascimento de Jesus, o único e verdadeiro sentido do Natal!



Montagem do Presépio
        No Ofertório

Continuamos a nossa preparação para o Natal de Jesus, meditando sobre o significado do nascimento do Salvador. E porque o Natal está próximo, quisemos hoje nesta Eucaristia, montar o Presépio da nossa comunidade!

Não havia lugar nas hospedarias. Maria e José em Belém, procurando um lugar para o Salvador, para o Messias nascer!
Um estábulo, numa gruta, com animais foi o lugar encontrado. A natureza toda ao serviço do homem e de Deus, e quem acolhe o homem, acolhe a Deus...
E o berço do Menino… Uma manjedoura! Ela é símbolo de acolhimento. Saibamos preparar a manjedoura de Jesus no nosso coração.

Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda o meu ser, permanece em nós!

A VIRGEM MARIA
Deus preparou uma Mãe que fosse digna de seu Filho e encontrou na Virgem de Nazaré a fidelidade absoluta e a entrega total! Maria é mãe protectora, cuidadosa e amorosa, que protege Jesus da frieza do mundo. Maria abriga, carrega e amamenta o Menino Deus.
Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus.

SÃO JOSÉ
São José, esposo de Maria, pai adoptivo de Jesus. Ele revela-nos a necessidade de contemplar os mistérios de Deus com paciência. Queremos aprender com José o silêncio de quem se abandona nas mãos de Deus e torna-se o próprio cuidador do Filho de Deus
A Bíblia diz-nos que José é um homem justo, age correctamente. Acolhe a mãe e a criança. Se Maria é o colo materno, José é o braço protector. Ele revela a importância de enfrentar as dificuldades da vida, sonhando com um mundo melhor.
São José, rogai por nós.

O ANJO
O anjo é mensageiro de Deus, primeiro anunciou aos pastores o nascimento de Jesus e depois anunciou a sua Palavra ao mundo. Une o céu e a terra.
A vida fica iluminada!

OS PASTORES e as OVELHAS
Os pastores são trabalhadores, fazem vigília, saem noite dentro, não temem ladrões nem animais selvagens. Guardam rebanhos e protegem ovelhas, estão familiarizados com o escuro, a noite e o mistério. São sensíveis aos sinais. Por isto acolheram a mensagem de paz aos homens de boa vontade.
Os pastores, pobres e marginalizados, foram os primeiros visitadores e também os primeiros missionários que anunciaram o grande nascimento.
Agradeçamos ao nosso único e divino Pastor: Jesus!
Tu és, Senhor, o meu Pastor, por isso nada em minha vida faltará

OS MAGOS
Os magos vêm de diferentes caminhos e anseiam pela Criança Divina. Eles representam o ser humano de diferentes raças e culturas, de diversas religiões e costumes, que pretendem descobrir o mistério da vida


Deus fez-se carne e habitou entre nós. Ele vem a nós como um menino silencioso, como uma criança frágil, como um recém-nascido. Esta é a grandeza do Natal: Deus aproxima-se de nós na mansidão de uma criança, para que todos sejam atraídos pelo presépio. Ele é o Deus connosco. Aquele que ninguém viu e jamais contemplou apresentou-se a nós como um irmão na fragilidade do filho de Maria, na grandiosidade do Deus encarnado. Que saibamos acolher a graça de sentir o quanto somos amados por Deus!

Clicar na imagem para ler
do livro "Rezar no Advento - Ano A"