segunda-feira, abril 04, 2011

O Sínodo Diocesano está a chegar às paróquias

A proposta de realização de um Sínodo Diocesano " Portalegre-Castelo Branco " foi apresentada e aceite em assembleia do Clero, em 28 de Janeiro de 2009. D. Antonino Dias tinha chegado, em 12 de Outubro de 2008: uma boa oportunidade para dinamizar a acção pastoral na diocese. Nesta assembleia, foi indicado o coordenador dos trabalhos preparatórios.


A decisão da sua realização foi votada em reunião conjunta do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Presbiteral, em 06 de Junho seguinte. A votação, explicitamente querida pelo nosso bispo como vinculativa, foi esclarecedora: 41 votos a favor e 4 contra.

O coordenador, para além da apresentação do processo sinodal, à luz da Instrução sobre os Sínodos Diocesanos, da Congregação para os bispos, nas reuniões arciprestais do Clero, no Conselho Pastoral e no Conselho Presbiteral, tratou de constituir a Comissão pré-sinodal, que viria a ser composta por 3 sacerdotes, um diácono permanente, uma religiosa, e dois leigos (uma mulher e um homem).
Esta Comissão teve a sua primeira reunião ordinária em 14 de Novembro de 2009. Desde então realizou 14 sessões ordinárias, com a presença de todos os seus membros, nas quais foram debatidos os caminhos preparatórios do Sínodo, nomeadamente:
 
* O lema do Sínodo, a partir das diferentes propostas recolhidas (O Dom está em ti, lembrando a recomendação de Paulo a Timóteo em 2 Tim 1,6, foi o escolhido);
O logótipo ou símbolo, a partir de propostas pedidas a três Designers;
* O conteúdo de um inquérito por questionário, junto dos residentes na diocese, tendo em vista a sua opinião sobre os assuntos da vida da nossa Igreja a debater no Sínodo, recorrendo ainda a dois leigos especializados na matéria, tendo em vista o futuro tratamento dos dados recolhidos e consequente análise dos mesmos em computador;
* Elaboração de um desdobrável, pedido pelos Padres, a distribuir oportunamente nas paróquias, sobre algumas questões imediatas, nomeadamente explicando o que é o Sínodo diocesano, seus objectivos, proposta de áreas e temas a debater, representação nas assembleias sinodais, duração;
* Propostas de outros meios de informação sobre o Sínodo, visando o esclarecimento das pessoas, e a sua mobilização e envolvimento na caminhada:faixas próprias, a colocar na frontaria das igrejas, cartazes para o interior dos templos, oração apropriada pelos bons frutos do Sínodo, o hino do Sínodo …
Todos estes elementos preparatórios estão já a chegar às paróquias.

Continuar a ler - Aqui